Uma coisa é certa. Vivemos na era dos dados. Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos precisam, agora, saber usar esses dados para tomar decisões mais estratégicas.

Talvez, nenhuma novidade tenha sido dita até aqui, porém, propositalmente. É preciso reforçar o quanto os profissionais do Direito podem estar perdendo sem ter uma ferramente de legal analytics como o Convex para analisar os dados e, depois, agir sobre eles.

Um exemplo simples e que ilustra essa perda especialmente para os departamentos jurídicos é o fato de a maioria das equipes jurídicas terceirizar um pouco mais da metade de sua carga de trabalho.

Os dados podem mostrar que esse modo de operar talvez não seja o mais rentável. Também, que a equipe é capaz de absorver as atividades, mesmo sem expandir o número de colaboradores, por meio de um simples redirecionamento das funções.

No entanto, não há como entender, ou melhor, visualizar essas possibilidades sem os dados. Eles são necessários para qualquer área do negócio. Não fosse assim, as empresas não trabalhariam com indicadores e não embasariam suas decisões naquilo que eles apontam.

Assim, é de se concordar que desde que os dados começaram a ser essenciais para as decisões estratégicas em diferentes mercados, uma clara mudança aconteceu nesses mercados. Também é de se concordar que a partir da inserção dos dados e a perceptível melhoria dos resultados, mercados que mal davam atenção à análise de dados começaram a introduzi-los em sua cultura organizacional.

Frente a essa movimentação, não há mais como escritórios de advocacia e departamentos jurídicos sustentarem suas estratégias sem verificar os dados de forma qualitativa e estruturada. Algo que só é possível com um software como o Convex Legal Analytics.

Porque ter os dados pelos dados não significa muito. É preciso determinar o que se quer medir para obter informações úteis e deter um suporte relevante e consistente para executar o trabalho de medição. É surpreendente o que pode advir disso.

Convex: uma abordagem orientada a dados

O Convex, por exemplo, é um software desenvolvido com um só objetivo: melhorar os resultados do negócio, seja esse negócio o escritório de advocacia ou o departamento jurídico de uma empresa.

Voltado à análise de dados, o Convex Legal Analytics conduz a operações mais inteligentes e melhor utilização dos recursos. Para além disso, simplifica a compreensão sobre os processos porque extingue a complexidade que parece ser compreender gráficos e números.

Bastam aproximadamente 90 dias de uso para já conferir o retorno da análise dos dados efetuada pelo Convex sobre:

1. Planejamento estratégico

Quase metade dos departamentos jurídicos corporativos trabalha sem um planejamento formal. A realidade não é muito diferente nos escritórios de advocacia.

Já entre os que planejam, ainda ocorrem falhas na qualidade e execução. Muito disso se deve à falta de dados para formalizar uma estratégia e estabelecer objetivos de longo prazo.

As informações que o Convex revela contribuem para o que é tendência no Direito praticado pelo escritório de advocacia e pelo departamento jurídico. Também permite entender como é possível se preparar melhor e identificar quais são os maiores riscos. Ainda, a reconhecer as iniciativas estratégicas que obtiveram resultados além do esperado e que podem guiar a concretização dos objetivos.

2. ROI (Retorno sobre o Investimento)

O maior impacto do Convex é sobre o ROI, pois, demonstra meios de garantir resultados mais que satisfatórios sobre o esforço ou investimento. Por exemplo, na identificação de onde pode haver oportunidades para economia de custos. Também, nos ganhos gerados pelo software quando expõe que um acordo é mais vantajoso do que deixar o processo seguir.

Informações semelhantes a essa podem impactar na definição do orçamento que, estruturado por um conjunto de dados bem aprimorado, pode resultar em uma melhor margem financeira.

Com os gastos do escritório de advocacia ou departamento jurídico alinhados ao valor real de cada atividade – exposto pelos dados coletados no Convex – gera-se a confiança de que o orçamento é concreto, sem suposições e arredondamentos.

3. Saúde financeira do negócio

Os dados apresentados pelo Convex permitem não apenas projetar as finanças, como também refinar as operações por trás delas. Analisando os gastos, principalmente com processos, é possível ter maior noção do volume de recursos necessários para o orçamento.

Embora importante, não é só isso o que conta na saúde financeira do negócio jurídico ou das empresas. O tempo também é um investimento e um ativo importante.

Os dados que o Convex apresenta até poderiam ser levantados manualmente. Mas quanto tempo seria necessário para essa compilação ser considerada completa em informações?

Por mais que a construção de planilhas assim pareçam economicamente viável, seu custo pode ser maior se contabilizadas as horas de uma pessoa dedicada a isso, a longo prazo.

Portanto, na ponta do lápis, os recursos que softwares como o Convex oportunizam podem representar uma diferença econômica significativa na saúde financeira do escritório ou departamento, comparado às funcionalidades e capacidade de processamento de dados.

4. Entregas de qualidade para os clientes

O controle de qualidade feito a partir da inserção de de dados extraídos do Convex fornece a consistência necessária para a geração de resultados robustos para os clientes.

5. Ideias novas (para problemas antigos)

A possibilidade de triar melhor o trabalho com o suporte do Convex faz com que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos possam migrar da condição de “combatentes de incêndio” para planejadores estratégicos que atuam em assuntos significativos, desafiadores e (por que não?) divertidos.

Isso não significa deixar de atender as questões de baixo valor estratégico, e sim uma oportunidade de criar meios para atender essas questões por intermédio da automação ou redistribuição de tarefas. Assim, a experiência e o conhecimento especializado podem ser melhor aproveitados para a construção de soluções jurídicas criativas.

6. Oportunidades de melhoria

O Convex possibilita a identificação de oportunidades de melhoria como tornar o uso dos recursos mais inteligente e diminuir a carga de trabalho, para citar algumas. Afinal, a partir do momento em que os dados mostram o tempo médio de tramitação de um processo, é possível encurtar esse período pelas informações expressas nos dados. Por exemplo, que o melhor para determinado tipo de processo é fazer um acordo.

Embora não pareça, essas capturas instantâneas de recortes da realidade refletem até no ambiente de trabalho, que se torna menos estressante. É tudo uma questão de diagnosticar os problemas e buscar as soluções até por intermédio de brainstormings.

7. Produtividade

Os principais e mais valiosos elementos de profissionais que atuam em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos são o tempo de resposta e tempo de trabalho. Depois de coletadas e interpretadas pelo Convex, essas métricas ajudam a tornar a equipe mais produtiva.

Uma maneira de o Convex traduzir essa narrativa para as tabelas e gráficos é mostrar as informações referentes como e por que a equipe jurídica gasta seu tempo. Isso pode ser facilmente entendido com a compreensão de qual é o panorama dos processos e sua complexidade.

8. Aumento das margens de ganho

É essencial entender, no âmbito da advocacia, que o tempo gasto trabalhando em um assunto não é necessariamente um reflexo do seu valor. Por isso, a cada novo processo, há que se avaliar se a sua resolução levará horas, dias, semanas ou meses. Será que existe uma forma de saber disso?

Essa é uma resposta que o Convex pode dar. Mesmo que o departamento ou escritório não detenha qualquer processo semelhante, há como buscar os dados de processos semelhantes, que tramitaram no mesmo Tribunal, e assim fazer uma projeção do tempo que será preciso dedicar ao processo.

Há uma grande importância em deter um prospecto do período transcorrido até a resolução de um processo. A análise dos dados pode ajudar a reduzir o tempo necessário para solucionar a ação.

Em uma matemática simples, se um processo que se resolveria em seis anos for solucionado em quatro, a empresa ou o escritório poderia fechar quase 40% mais negócios nos dois anos restantes.

9. Gerenciamento de riscos

O gerenciamento de riscos é um dos três principais motivos pelo qual o departamento jurídico agrega valor a uma organização. Isso é o que afirmam 63% dos profissionais de Direito entrevistados pela Altman Weil.

De fato, o gerenciamento de riscos é uma tarefa primordial. O Convex colabora com esse gerenciamento por intermédio da análise de dados que possibilita a identificação de padrões que podem significar riscos.

10. Análise comparativa

É fundamental para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos ter como analisar o desempenho do escritório, dos clientes e das demais empresas que estão no mercado.

Contudo, é difícil que elas abram suas estratégias, ainda mais quando atuam no mesmo segmento. Então, qual é a alternativa? Provavelmente, não é entrar no site dos Tribunais e buscar processo por processo para analisar os pontos em comum e os de destaque. Isso exige muito tempo e pode ter pouco resultado. Ainda mais considerando o volume de processos e a capacidade humana de verificar cada um deles.

Um software como o Convex reúne esses processos, analisa esses dados e gera as principais métricas para análise. Não é nem preciso sair do escritório ou da empresa para realizar esse benchmarking estratégico para os clientes do escritório e o departamento.

O que fazer agora, com todas essas informações? Uma sugestão é reservar um tempo para considerar estrategicamente como o Convex é essencial para a eficiência e eficácia do escritório de advocacia e do departamento jurídico.

É inquestionável o valor gerado pela alta análise de dados do Convex Legal Analytics para o negócio. Os dados fornecem ideias que podem ser imediatamente aplicadas para tornar o fluxo de trabalho mais inteligente.

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que estão prontos para ir para o próximo nível podem entrar em contato e conversar com um executivo de negócios para aprofundar a compreensão sobre como aplicar imediatamente o Convex e ter melhores resultados.