Participar de eventos de Direito é essencial para profissionais de advocacia que desejam se manter atualizados no meio jurídico. As atualizações de mercado apresentadas a cada nova edição não só fornecem um panorama do cenário em que está inserida a prática advocatícia como também contribuem com ideias para se manter na vanguarda da advocacia.

Além disso, eventos de Direito servem para medir como está o mercado jurídico. O que alguns concorrentes estão fazendo e outros não? Como aprimorar a oferta de serviços? De que maneira a tecnologia impacta no Direito? São todas perguntas que poderão ser respondidas nos 8 eventos de Direito para participar em 2020.

8 eventos de Direito para participar em 2020

1. ON LEGAL AI: A Inteligência Artificial no Direito

O On Legal AI é um evento promovido pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP (CEPI). Será realizado como parte da linha de pesquisa “Futuro das profissões e organizações jurídicas”.

O objetivo principal do On Legal AI é debater a obra do autor Joshua Walker, que empresta o nome ao evento. No livro, o escritor detalha as possibilidades de uso da inteligência artificial (IA) no meio jurídico. Conta, ainda, a respeito de aplicações reais de IA no Direito e de que maneira esse uso colabora para melhorar o acesso à justiça e aos serviços jurídicos em diversos países. A obra está sendo traduzida para o português.

Para lembrar:
Data: 18 de março de 2020
Horário: 9h às 11h
Local: Sede institucional da FGV Direito SP, em São Paulo (SP)
Mais informações: no site da FGV Direito SP

2. Seminário Nacional de Inovação da OAB

A gestão jurídica e diversos temas relacionados a ela é a temática do 1º Seminário Nacional de Gestão Jurídica, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O evento ocorre em Brasília (DF) no dia 25 de março.

Entre os palestrantes estão José Salibi Neto, Claudia Bernardino, Rodrigo Bertozzi, Luiz Claudio Allemand. A especialista em Cyber Law and Digital, Patricia Peck Pinheiro, encerrará o evento como palestrante do painel sobre A Inovação como Base do Futuro da Advocacia. O evento é gratuito.

Para lembrar:
Data: 25 de março de 2020
Horário: 9h às 19h
Local: Sede institucional da OAB Nacional, em Brasília (DF)
Mais informações: no site do Seminário Nacional de Inovação da OAB

3. Legal Summit

Este ao acontece a terceira edição do Legal Summit Curitiba, que ocorre na capital paranaense no dia 30 de março.

O Legal Summit é um evento itinerante, que já foi realizado em cidades como Florianópolis (SC). O principal objetivo é fomentar novos negócios, debater os temas mais relevantes do mercado jurídico e levantar as tendências para o setor.

Por essa razão, o evento terá dois momentos. O primeiro deles será voltado à realização de workshops. Já o segundo terá como foco o compartilhamento de conhecimento a respeito de conteúdos que cercam o Direito atual como inovação no Judiciário e inteligência artificial, e Direito 4.0.

Para lembrar:
Data: 30 de março de 2020
Horário: a partir das 8h
Local: Ópera de Arame, em Curitiba (PR)
Mais informações: no site do Legal Summit

4. 14º Congresso de Direito da UFSC

O Congresso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um evento já consolidado no calendário de eventos de Direito. A cada edição, reúne um número maior de participantes, tornando-se, assim, um dos maiores encontros jurídicos do país ao trazer diferentes e conhecidos juristas para palestrar e difundir conhecimento.

O Congresso já é o maior evento gratuito de direito do Brasil. Em 2019, teve recorde de público, com mais de 6.000 inscritos de todo o país. Ao todo, 250 palestrantes já estiveram no evento, dividindo suas experiências e conhecimento do mercado jurídico.

Em 2020, serão 4 dias de evento. A programação completa estará disponível em breve, mas já é possível adiantar que contará com workshops e outras agendas paralelas.

Para lembrar:
Data: 12 a 15 de maio de 2020
Horário: não informado
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis (SC)
Mais informações: no site do Congresso de Direito da UFSC

5. Lawtech Conference

Em 2020, a Lawtech Conference vai falar sobre a Era do Advogado 4.0. Ainda, como a advocacia tradicional está abandonando antigos modelos e usando novas tecnologias para que profissionais do setor jurídico ganhem mais tempo e assertividade em seus processos.

A ideia do evento é, também, apresentar cases práticos de novas tecnologias que estão otimizando o trabalho de pequenos, médios e grandes escritórios e departamentos jurídicos ao redor do mundo.

Entre as palestras previstas, os temas que serão abordados englobam desde a inteligência artificial aplicada à advocacia até a automação de processos e jurimetria.

Para lembrar:
Data: 21 de maio de 2020
Horário: 9h às 18h
Local: Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP)
Mais informações: no site da Lawtech Conference

6. ADV Conference

Gestão, inovação e tecnologia jurídica, produtividade, marketing jurídico, carreira para advogados e escritórios de advocacia são algumas das temáticas do ADV Conference. O evento acontece na sede da Softplan, em Florianópolis (SC).

Em paralelo à programação de palestras, o ADV Conference também realiza uma Feira de Negócios, da qual participam diversas soluções desenvolvidas por lawtechs e legaltechs que tem como propósito facilitar a rotina de profissionais de advocacia e a prática do Direito. Além disso, o evento reserva momentos para networking.

Para lembrar:
Data: setembro de 2020
Horário: 9h às 19h
Local: Sede da Softplan, em Florianópolis (SC)
Mais informações: no site do ADV Conference

7. Fenalaw

A Fenalaw é a maior plataforma de conteúdo e geração de negócios para o mercado jurídico da América Latina. Em três dias de evento, reúne especialistas de diversas áreas do Direito e empresas que desenvolvem soluções e serviços para o mercado jurídico.

A proposta da Fenalaw é manter os profissionais de advocacia atentos às transformações que vem sendo observadas no âmbito do Direito. Para isso, organiza diferentes seminários e debates em plenária sobre a realidade da advocacia, da consultoria e da gestão jurídica, entre outros.

Assuntos como jurimetria e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) devem fazer parte da programação de palestras da Fenalaw este ano. Principalmente por que a nova legislação já estará em vigor quando se realizar o evento.

Para lembrar:
Data: 21 a 23 de outubro de 2020
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)
Mais informações: no site da Fenalaw

8. Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

Temas relevantes tanto para a sociedade como para a classe advocatícia serão tratados na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira. O Brasil superou há algum tempo a marca de um milhão de advogados, o que reforça a importância de discutir questões pertinentes à profissão, como os rumos da advocacia.

O evento é realizado desde 1958 e contabiliza cerca de 40 painéis em três dias de evento, além de além de aproximadamente 40 eventos especiais, realizados paralelamente à Conferência. No espaço destinado às discussões, serão tratados a evolução do Direito brasileiro e o avanço do mercado jurídico com o apoio de soluções tecnológicas, entre diversas outras questões. 

Para lembrar:
Data: 16 a 18 de novembro de 2020
Horário: Não informado
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP)
Mais informações: no site da Conferência Nacional da Advocacia