A inteligência de dados é um conceito cada vez mais consolidado nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Entre as maiores equipes jurídicas do país, há tempo são usados software de gestão focados em gerenciar os dados.

Com isso, essas equipes tornaram-se precisas nas ações adotadas e eficazes na obtenção de resultados. Mas, nada teriam conseguido sem um software. Afinal, o volume de informações a serem processadas é muito maior do que a capacidade do ser humano em captá-las e convertê-las em informações estratégicas para a equipe jurídica.

Entretanto, para que o crescimento do negócio jurídico esteja alicerçado em resultados assertivos de fato, é preciso dispor do melhor software de gestão e análise de dados. Um dos mais robustos do mercado possui características específicas, difíceis de serem reproduzidas por qualquer outra solução tecnológica.

Como reconhecer o melhor software de gestão de dados

Uma ferramenta de legal analytics realmente disposta a colaborar com as iniciativas do escritório de advocacia ou departamento jurídico, tem como propósito não só melhorar os resultados do escritório ou de uma empresa como também se predispõe a:

  • gerar maior vantagem competitiva;
  • colaborar para aumentar a performance;
  • contribuir para melhorar a eficiência;
  • indicar as oportunidades;
  • identificar os riscos.

Esse suporte dado pelo melhor software de gestão de análise de dados também influencia nas tarefas diárias que, a partir da adoção da tecnologia, são trocadas. As atividades repetitivas que antes se centravam em preencher planilhas deixam espaço para um pensar estratégico que tem as informações compiladas pelo software como apoio.

Assim, a produtividade torna-se outra, bem como o tempo e o valor agregado aos serviços prestados, seja pelo escritório de advocacia ou pelo departamento jurídico à empresa em que atua.

Independentemente de quem seja o beneficiado, são inegáveis as vantagens do melhor software de gestão de análise de dados para o usuário.

Benefícios do melhor software de gestão de dados

1. Menor custo

Esse é o momento em que se deixa de acreditar quem um software para gestão de dados é um investimento que o escritório ou departamento é incapaz de fazer por se tratar de um valor alto. Primeiro porque o entendimento da importância da inteligência de dados para os clientes faz com que o software detenha planos que não são expensos. Segundo, porque o investimento se reverte em economia em cerca de três meses.

2. Menor margem de erro

Seres humanos podem lidar com um quantidade limitada de informações. Principalmente porque são melhor preparados para lidar com questões cognitivas e menos com a repetição. Sendo assim, quando em funções que não lhe são naturais, porém, que mesmo assim desempenham, há maior probabilidade de os erros acontecerem e haver retrabalho. Essa é mais uma razão para deixar que grandes volumes de dados sejam processados por softwares de gestão de análise dessas informações. Dessa maneira, há um outro ganho que é o de poder observar a compilação dos dados acontecendo em tempo real.

3. Melhor planejamento

Embora os dados pareçam só números, eles contam histórias. Mostram a realidade passada a realidade presente e dão uma ideia de como pode ser o futuro. É com base nesse último que as estratégias podem ser elaboradas para que os resultados sejam diferentes. É só uma questão de o olhar estar mais atento para os indicadores, inclusive os de desempenho. Muitos insights podem surgir de uma observação mais acurada. Até relativos à expansão de serviços do escritório de advocacia ou da empresa. Especificamente no caso dos departamentos jurídicos, atitudes preventivas podem advir dos dados.

Diferenciais do Convex Legal Analytics

Além de todos os benefícios mencionados anteriormente, o Convex Legal Analytics detém tudo o que é necessário para apoiar essas e outras iniciativas. Muito porque se trata de uma solução que serve desde à necessidade se aumentar a produtividade até a redução dos custos.

A plataforma de volumetria permite ao profissional do Direito visualizar os dados que informam a realidade do universo jurídico no qual está inserido e extrair desses dados informações essenciais para a evolução do negócio do qual faz parte.

O Convex levanta o histórico dos processos, os identifica pela distribuição territorial, por decisões, por valores de sentença e demais possibilidades. Ou seja, movimenta o escritório ou departamento do campo das suposições para o das certezas.

Além disso, permite a adesão a extensões desenvolvidas em paralelo e que podem ser usadas para a realização de análises como a de tendência de julgamento. Também, para efetuar a pesquisa de palavras-chave dentro do acervo de processos que são importados para compor a base do Convex. Outra opção de uso da plataforma é a realização de análise comparativa que possibilita planejar estrategicamente o posicionamento do escritório ou da empresa frente aos concorrentes.

Por último, uma das extensões do Convex contribui para a detecção de ações suspeitas e de processos que são litigância de má fé, que muitas vezes oneram os clientes e as empresas indevidamente.

Enfim, o Convex é, definitivamente, um software colaborativo, pois, personaliza-se conforme a necessidade de quem o utiliza. É possível vê-lo atuar na prática. Agende a demonstração.