Há muito para saber, antes de contratar qualquer software de jurimetria. Principalmente porque a oferta desse tipo de solução avança gradativamente. Segundo o Radar da Associação Brasileiro de Lawtechs e Legaltechs (AB2L), existem cerca de 20 soluções já disponíveis de analytics e jurimetria. Mediante as possibilidades, o que é importante entender para não errar na contratação?

De fato, é importante considerar alguns fatores. Um deles é se o departamento jurídico ou escritório de advocacia realmente necessita de um software de jurimetria. Ou seja, é preciso considerar exatamente quais são os motivos pelos quais se deseja ter um software para fazer a análise dos dados do Direito.

Dependendo do caso, a solução pode não ser um software de jurimetria, e sim uma outra, como um software de gestão. O uso de soluções para analisar dados está mais associado:

  • ao ganho de competitividade;
  • à inteligência de dados;
  • ao embasamento para tomada de decisões mais assertivas;
  • à visualização ampla das informações dos processos;
  • à possibilidade de prever e, talvez, antecipar decisões.

Sendo assim, departamentos jurídicos e escritórios de advocacia que entendem que para atuarem de forma mais estratégica não há como não ter acesso aos dados dos processos são os que extraem maior proveito da utilização de um software de jurimetria. Contratar a solução ideal é o que garante os melhores resultados. As dicas vão ajudar a saber o que é importante antes de contratar o software.

Software de jurimetria: como não errar na contratação

Departamentos jurídicos e escritórios de advocacia atuam de forma muito estratégica para correr o riso de equivocarem-se na contratação do software de jurimetria. Dificilmente esse equívoco acontece quando se sabe qual é a fonte de dados, como são apresentadas as informações e a quais áreas do Direito a jurimetria é aplicada. A partir dessas informações já é possível saber se o software de jurimetria é ou não o ideal por algumas razões.

Fonte de dados

Todo software de jurimetria extrai os dados que utiliza dos processos. Alguns atuam com big data, ou seja, mantêm salvos na própria base todas as informações públicas acerca de todos os processos eletrônicos. Outros, optam por personalizar essa base de dados, de forma a construí-la de acordo com a necessidade pontual do cliente. Portanto, ao invés de conter as informações completas a respeito de todos os processos – que podem nem interessar ou não serem completamente úteis -, a solução importa apenas os dados dos tipos de processo sobre os quais há o desejo de conhecer o panorama geral.

Por isso, conhecer o tipo de fonte de dados que o software de jurimetria utiliza é fundamental para não errar na contratação. Afinal, ter uma solução que contém dados que não serão utilizados porque não interessam à estratégia, além de oneroso, pode atrasar o departamento do planejamento jurídico pela perda de foco na análise das informações.

Visualização das estatísticas e relatórios

A jurimetria é uma ferramenta eficaz para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Ainda assim, há profissionais de Direito que precisam evoluir sua compreensão sobre os dados e o potencial das análises estatísticas aplicadas à advocacia. A falta de domínio total sob o conceito pode ser um impeditivo ao uso do software. Por essa razão, é preciso garantir que ele seja facilmente utilizado por quem pouco domínio detém sobre a jurimetria e também análises estatísticas.

Dessa maneira, a análise de dados feita por um software de jurimetria precisa ser facilmente compreendida pela equipe jurídica do departamento ou do escritório. É pouco efetivo para as pessoas que usarão o software dispor de uma solução que não conseguem compreender. Portanto, entender como a solução apresenta a visualização das estatísticas e relatórios, e mais do que isso, o quão fácil é ver as informações na tela (dashboard), é um ponto de extrema relevância para contratar corretamente o software.

Áreas do Direito de aplicação da jurimetria

A princípio, a jurimetria pode ser aplicada a qualquer área do Direito. Contudo, há softwares de análise de dados que conseguem abranger somente uma determinada área do Direito. Por esse motivo, existem soluções de jurimetria que somente atendem à área trabalhista. Outras, suprem somente a demanda de quem necessita de dados de processos da área cível. Dessa forma, torna-se difícil encontrar uma solução que supra a necessidade de informações de todas as áreas do Direito.

Com isso, torna-se outra questão a ser analisada a área do Direito para a qual a solução disponibiliza os dados. Especialmente porque um departamento jurídico ou escritório de advocacia que atua principalmente na área trabalhista não pode ter para uso um software de jurimetria que não responda a sua demanda.

A análise criteriosa da solução quanto às necessidades do departamento jurídico ou escritório de advocacia é só o que pode garantir, de certa forma, que a escolha é a adequada para potencializar a performance da equipe jurídica.

O Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner Advogados Associados conta no eBook Inteligência de Dados: Como tornar o escritório de advocacia um centro de resultados sobre a experiência com o Convex Legal Analytics.