“O que não se mede não se gerencia.” Cada vez mais, esse aforismo do mundo corporativo é uma realidade para todos os setores. E isso não é diferente para o Direito. Cada vez mais surgem ferramentas tecnológicas voltadas para solucionar problemas de áreas como os departamentos jurídicos. São as chamadas “LawTechs”.

Um dos exemplos é o Legal Analytics, que pode ser definido como a aplicação do Business Intelligence na área jurídica. Na era da informação e da Justiça digital, é imprescindível que gestores de departamentos jurídicos contem com soluções deste tipo para tomarem decisões e se posicionarem de forma mais estratégica dentro de suas organizações.

O Convex Legal Analytics, solução desenvolvida para a Softplan, cumpre este papel. Ao importar, organizar e consolidar dados processuais de Tribunais e disponibilizá-los em dashboards, possibilita que os profissionais jurídicos tenham em mãos todo o poder da jurimetria e da volumetria. Com isso, conseguem reduzir custos, traçar estratégias e fazer análises diagnósticas, comparativas, preditivas, sobre produtividade, provisionamento jurídico, gestão de riscos, entre outros.

A seguir, apresentamos 6 vantagens que o Convex Legal Analytics proporciona aos departamentos jurídicos.

Consolidação dos dados dos Tribunais

“Contra dados, não há argumentos”. Essa frase é um dos lemas de quem atua com análise de dados. Para o Legal Analytics, isso não é diferente. Por isso, uma das etapas mais importantes na implantação do Convex em departamentos jurídicos é a consolidação dos dados dos Tribunais. São eles que abastecem os diversos dashboards da solução e possibilitam as análises de jurimetria, volumetria, comparativas, diagnósticas, preditivas etc. O processo de importação e consolidação dos dados na plataforma é feito com a supervisão de uma equipe multidisciplinar com cientistas de dados e profissionais do Direito – em parceria com o departamento jurídico. Assim, é possível garantir a qualidade dos dados, o que possibilita a realização de análises mais ricas e detalhadas.

Produtividade

O levantamento e a análise de informações processuais não são novidade. Todavia, sem o apoio de uma solução tecnológica, representam um trabalho extra para o profissional jurídico. É preciso pesquisar manualmente no acervo do Tribunal e ler cada processo para tirar conclusões e embasar as decisões. E sabemos que tempo é um recurso escasso nos departamentos jurídicos.

O Convex Legal Analytics não exige que o advogado possua conhecimentos sobre tecnologia além daqueles que já possui. Afinal, foi desenvolvido para gerar visões estratégicas e não sobrecarregar o dia a dia já complexo dos profissionais do Direito.

Com um treinamento rápido, os profissionais jurídicos podem imediatamente consultar os painéis e fazer as análises. Além disso, a própria solução conta com dashboards para coletar e monitorar métricas como tempo de resposta e tempo de trabalho. Assim, é possível identificar os maiores gargalos da operação e fazer uma melhor gestão da equipe.

Fenalaw-4.0

Foco em estratégia e tomada de decisões no contencioso

O Convex permite ao departamento jurídico ter uma visão geral de todos os processos do seu contencioso e atuar com foco total no desenvolvimento destes processos e na tomada de decisões estratégicas. Assim, o departamento se torna um centro de resultados. Primeiro, porque a ferramenta oferece um panorama detalhado dos processos que envolvem direta ou indiretamente a empresa. Segundo, porque disponibiliza uma série de informações sobre a performance dos processos.

Com o Convex, é possível fazer análises com base em estatísticas passadas para saber como se preparar para o futuro. Informações sobre julgados e tendências são ouro para o advogado que, a partir, pode elaborar teses mais assertivas para um maior êxito na causa. Essa análise pode tanto ser feita com os processos da empresa ou de um determinado cliente, como a partir de processos semelhantes que as empresas e escritórios de advocacia concorrentes detêm.

Análises comparativas

Departamentos jurídicos precisam fazer benchmarking, analisar o desempenho jurídico das demais empresas que estão no mercado. Contudo, é difícil que elas abram suas estratégias, ainda mais quando atuam no mesmo segmento. Então, qual é a alternativa? Provavelmente, não é entrar no site dos Tribunais e buscar processo por processo para analisar os pontos em comum e os de destaque. Isso é ineficiente.

Um software como o Convex Legal Analytics reúne esses dados processuais e gera as principais métricas para análise comparativa. Esse tipo de informação permite olhar mais de perto a outra parte. Que tipos de processo ela já moveu? Quais ganhou? Que argumentos usou para obter seus intentos?

Conhecer todas as nuances, as variáveis e os vieses da parte de um concorrente estão inseridos nos métodos de elaboração de uma estratégia vencedora. O Convex contribui com essa formulação sem que o advogado precise movimentar muitos recursos.

Impactos financeiros do departamento jurídico

Cada vez mais, os departamentos jurídicos assumem um papel de unidade de negócios dentro das empresas. Não atuam apenas de forma consultiva ou com o contencioso. São, na verdade, essenciais para o planejamento financeiro das empresas.

O maior impacto do Convex Legal Analytics é sobre o ROI (Retorno Sobre o Investimento), pois ele demonstra meios de garantir resultados mais que satisfatórios sobre o esforço ou investimento no departamento jurídico. Por exemplo, identificando de onde pode haver oportunidades para economia de custos. Também nos ganhos gerados pelo próprio software quando expõe que um acordo é mais vantajoso do que deixar o processo seguir.

O Convex Legal Analytics também ajuda a definir com mais precisão o provisionamento jurídico. Saber com mais exatidão quais os processos com menor chance de sucesso, aqueles que podem ser convertidos em acordo e quando sairá a sentença são informações essenciais para o financeiro da empresa. Com isso, o departamento jurídico passa a ter mais sinergia e um papel mais estratégico junto às outras áreas da organização.

Compliance

Tão importante quanto atuar no contencioso é prevenir riscos. Por isso, o Convex Legal Analytics é uma solução interessante para os profissionais do direito que atuam na área de compliance. Por exemplo: advogados especialistas em gestão de riscos geralmente estimam, mas dificilmente conseguem ter um dado concreto que mostra realmente qual pessoa processa mais a empresa e por quais razões.

Essa informação é revelada pelo Convex, oferecendo ao departamento jurídico uma ou setor de compliance a oportunidade de gerir esse tipo de litígio com maior efetividade, atuando preventivamente.